A Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas do INSS (ANAPI) tem como principal obrigação agir no interesse de seus associados, fornecendo benefícios e serviços que atendam às suas necessidades e expectativas. Dentre as obrigações da ANAPI com seus associados, destacam-se:
- Prestar informações sobre direitos e deveres dos aposentados e pensionistas do INSS, bem como orientar sobre os procedimentos para obtenção de benefícios previdenciários;
- Oferecer assistência jurídica e serviços de orientação sobre questões relacionadas à previdência social;
- Realizar atividades de lazer, cultura e convivência para os associados;
- Proporcionar atendimento médico e odontológico, bem como acesso a medicamentos a preços reduzidos;
Disponibilizar convênios com empresas para descontos em produtos e serviços;
- Promover ações que visem a valorização e a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas do INSS;
- Manter uma gestão transparente e prestar contas de suas atividades aos associados;
- Zelar pela qualidade de vida e bem-estar dos associados, buscando sempre o melhor para seus interesses.
Por sua vez, os associados da ANAPI têm o dever de cumprir com o pagamento das suas contribuições e taxas, além de participar ativamente das atividades e ações promovidas pela associação. Os associados também devem respeitar as regras estabelecidas pela ANAPI e agir de forma ética e responsável em relação aos demais associados e à associação como um todo.